sexta-feira, 19 de março de 2010

Sol Nascente, 21 Janeiro 1915

Referindo-se às críticas ao chefe do Partido Unionista, Brito Camacho, o jornal local "Sol Nascente", transcreve as diferentes opiniões dos jornais nacionais.

Opiniões acerca do Sr. Brito Camacho:
Para que se não diga que só o Partido Democratico condena a atitude anti-patriotica e anti-republicana assumida pelo chefe do unionismo, transladamos para aqui um resumo das opiniões da imprensa independente e partidária da capital:
O Mundo (democrático): - O sr. Camacho tenta atirar a nação portuguesa para a lama, tenta vê-la coberta de vergonha e de oprobrio à face da Europa.
A Republica (evolucionista): … - «revelações como as do sr. Brito Camacho…vieram dar uma triste nota dos intuitos do leadar unionista, que não trepidou em fazer referenciais levianos, inconvenientíssimas e até criminosas…»
O Intransigente (reformista): - Se o sr. Dr. Brito Camacho estivesse no pleno goso das suas faculdades intelectuaes, não iria renovar a campanha aos monarquicos que fizeram o 20 de Outubro..." (...)
A Vanguarda (socialista):
- Dizem que Camacho é um frasquinho de veneno. Não erraram no veneno, a diferença está só na vasilha; é um garrafão e não um frasquinho." (...)
A Capital (órgão oficioso do Governo do Dr. Bernardino Machado):
- O que os republicanos não fizeram sob a monarquia fá-lo o sr. Brito Camacho na vigencia da Republica. (...) Este partido unionista - que nunca existiu e já morreu... conseguiu a hostilidade de todos os diários de Lisboa que se ocupam de politica, um unico o aplaude transcrevendo dos seus orgãos: é a NAÇÃO!"
Sol Nascente, n.º 11, 21 de Janeiro de 1915, p. 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário