quinta-feira, 11 de março de 2010

A Instrução Pública no Concelho no início da Primeira República


“O Regime republicano foi instaurado em Portugal a 5 de Outubro de 1910. No nosso concelho terá sido ao nível da alfabetização da população que mais se fizeram sentir os efeitos do novo regime político. Atestam-no as notícias publicadas em 1914 que referem a realização de um curso de nove meses da Escola Móvel de Vila Nova. Todos os alunos ficaram a saber ler e escrever. A professora foi a Sra D. Maria Assumpção Machado e o Júri das provas finais era constituído pelo Sr. Aureliano Maia, Sr. António José Gonçalves e D. Cândida Gonçalves.
Ao tempo era responsável por um curso nocturno para adultos em Cercosa, a S.ra D.Elisa De Sousa Navarra, professora da escola Primária de Vale de Açores. Em Almaça foi colocada a prestar serviço na Escola Móvel, a professora Alzira dos Santos Alves.
Quanto às escolas primárias em funcionamento no concelho logo nos primeiros anos da primeira república, enumeram-se de seguida, os resultados do aproveitamento dos exames do 1.º grau das escolas do concelho referentes ao ano lectivo de 1913/1914.
Escola Primária de Vale de Remígio, professor Joaquim dos Santos: óptimos, 6 alunos; bons. 6 alunos; suficientes, 4 alunos. Total: 16 alunos.
Escola Primária de Vila Meã, professora D. Cândida Ferreira Gonçalves: óptimos, 5 alunos; bons, 5 alunos. Total: 10 alunos.
Escola de Vale de Carneiro, professora D. Ana Rita Paiva: óptimos 3 alunos; bons, 3 alunos; suficientes, 2 alunos. Total: 9 alunos.
Escola de Vale de Açores, professora D. Elisa de Sousa Navarro: óptimos, 3 alunos; bons, 3 alunos; suficientes, 2 alunos. Total: 8 alunos.
Escola Feminina de Mortágua, professora D. Conceição Cardoso: óptimos 2 alunos; bons, 2 alunas. Total: 4 alunas.
Escola Masculina de Mortágua, professor Acácio Henriques dos Santos: óptimos, 2 alunos; bom, 1 aluno; suficientes, 1 aluno, 1 aluno. Total: 4 alunos.
Escola Feminina de Pala, professor Heleno Luís Campos. Total: 2 alunos.
Escola de Cerdeira, professora D. Beatriz Pais. Total: 3 alunos.
Escola Feminina da Marmeleira, professora D. Joaquina Nunes Martins. Total: 1 ano.
Escola Masculina da Marmeleira, professor David Araújo. Total: 2 alunos.
Realizaram exames do 2.º grau 9 alunos de Vale de Remígio, 3 alunos de Mortágua, 1 aluno de Cerdeira e 1 de Cercosa.
Era manifestamente baixa a frequência escolar concelhia nos primeiros anos do século. Para podermos comparar basta referir o caso da França onde, às vésperas da 1.ª Grande Guerra, a taxa de analfabetismo rondava de 5% do total da população. Havia um longo caminho a percorrer…
Foi em 2 de Janeiro de 1914 aprovada, em sessão plena da Câmara Municipal de Mortágua, uma moção de reconhecimento ao professor Joaquim Santos, recorrendo os bons serviços prestados à instrução popular do concelho, louvando-o e fazendo votos para que o seu exemplo fosse seguido.
Esta moção foi proposta pelo Vereador Júlio Batista dos Reis.”

In, AA VV(2001). Contributos para a Monografia do Concelho de Mortágua. Mortágua: ADICES e Câmara Municipal de Mortágua.



Sem comentários:

Enviar um comentário