Nascimento Oficial do ESCUDO - 22 de Maio de 1911
Por Decreto do Governo Provisório de 22 de Maio de 1911 (publicado em Diário do Governo no dia 26 desse mesmo mês), sendo José relvas ministro das Finanças, o Escudo – Ouro, substituiu os 1000 Réis, como unidade monetária de Portugal.
A medida teve em vista colocar a unidade monetária portuguesa ao mesmo nível das dos países e evitar as desvantagens práticas da exiguidade da moeda, então muito depreciada, que vinha do antecedente, o Real.
O decreto com força de lei de 22 de Maio de 1911, justificava assim a remodelação do sistema monetário: “ A nossa unidade monetária, o Real, tem um valor muito pequeno, nada parecido com os valores das unidades monetárias dos diversos países, geralmente iguais ou superiores a um franco. Desta circunstância resulta ser necessário empregar um grande número de algarismo para representar na escrita uma quantia, mesmo relativamente pouco importante”(…).
Nestes termos, o Governo Provisório da República, com excepção da Índia, a unidade monetária é o Escudo ouro, que conterá o mesmo peso de ouro fino que a actual moeda de 1$000 Réis em ouro. Desta sorte, a razão da equivalência do actual sistema monetário e do novo sistema, será de 1$ooo Réis, ouro, por um Escudo”(…). O escudo, segundo o diploma, “ dividir-se-á em cem partes iguais, denominadas centavos, correspondendo assim um centavo a dez réis do actual sistema monetário”(…) “Serão cunhadas e emitidas moedas de prata dos valores legais de um Escudo, cinquenta, vinte e dez centavos”, acrescentava o decreto governamental, como se referiu, assinado por José Relvas.
Segundo o preâmbulo do diploma, encontravam-se, então, em circulação cerca de 34 400 contos de moedas de prata e 3 900 contos de moedas de cupro-níquel e de bronze.
O mesmo diploma que instituiu a nova moeda mandou substituir as moedas-metálicas em uso da Monarquia por 35 500 contos de moedas de prata de 1$00, $50, $20 e $10 e por 3 750 contos de bronze-níquel de $04, $02, $01 e $005.
Deve sublinhar-se, no entanto, que esse plano de substituição da moeda metálica nunca foi integralmente cumprido, apesar de as primeiras cunhagens do novo regime datarem de 1912.
Fonte: Memória do Escudo
Sem comentários:
Enviar um comentário