terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

REPUBLICANOS DE MORTÁGUA - Prof. Dr. José Lopes de Oliveira



Iniciamos a nossa rubrica REPUBLICANOS DE MORTÁGUA com a biografia do patrono da nossa escola - o Prof. Dr. José Lopes de Oliveira.
Trata-se de uma figura ilustre do nosso concelho, um homem que defendeu os seus ideais republicanos... que muito fez pela nossa terra...


José Lopes de Oliveira nasceu em Vale de Açores concelho e freguesia de Mortágua em 1881, filho de João Lopes de Oliveira e Maria Adelaide Jesus.
Frequentou a Universidade de Coimbra onde se Licenciou em Direito. Foi professor de Geografia e de História no liceu de Viseu. Ainda em estudante colaborou em jornais, revistas e, mais tarde, como professor em Viseu publicou alguns artigos em jornais.

Depois da proclamação da República foi nomeado director da Escola Normal de Lisboa. Em 1920 passou a ser reitor do Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Politicamente foi defensor dos ideais republicanos, tendo sido militante do Partido Republicano Português até 1920. Em 1921 foi chefe de gabinete da presidência do Ministério. Foi convidado para Ministro do governo provisório, convite que recusou. Em 1923 filiou-se no Partido Republicano Radical, sendo um dos directores e seu presidente a partir de 1925.
Deixou uma vasta obra publicada de carácter literário e político tais como:
1902 - Intellectuais: I Bernardino Machado; 1908 - Oliveira Martins: o seu programa e o engrandecimento do poder real; 1934 - História do regime republicano: a propaganda republicana.
Morreu em 1971. Em Mortágua, a Escola Básica 2.3 tem José Lopes de Oliveira como patrono, tendo sido também dado o seu nome a uma rua da Vila de Mortágua.
A sua biografia completa pode ser lida no site da Câmara Municipal de Mortágua.


2 comentários:

  1. Está um biografia interessante.
    Eu por acaso sou da região de Viseu e não sabia destes ilustres republicanos.
    Gostei bastante

    ResponderEliminar
  2. o meu avô conheceu o dr. josé lopes de oliveira!!! eu por acaso já nao o conheci mas o meu avô contavame histórias sobre ele!!
    Está um texto muito interessante

    ResponderEliminar