Nome: Albano Moraes Lobo
Data de Nascimento:18/04/1872
Data da Morte: 25/01/1913
Naturalidade: Mortágua
Nacionalidade: Portuguesa
Filiação:
-Pai: Manuel Ferreira Lobo.
-Mãe: Maria Emília de Jesus Moraes.
Fundou em 1893 o mais antigo estabelecimento comercial de Mortágua com a designação de "Albano de Morais Lobo, Sucessores Lda".
Este estabelecimento ainda hoje está em funcionamento com o mesmo nome, a mesma família e no mesmo local decorridos já 117 anos.
Neste estabelecimento existia de quase tudo na área do comércio até ao retalho.
Prestava também serviços como agência funerária, seguros e transações bancárias.
Albano Moraes Lobo, além de comerciante, era também uma pessoa ligada á vida associativa e progressista do concelho, tendo participado na fundação do Teatro Clube e na Escola Livre e da Filarmónica de Mortágua.
Albano Moraes Lobo, além de comerciante, era também uma pessoa ligada á vida associativa e progressista do concelho, tendo participado na fundação do Teatro Clube e na Escola Livre e da Filarmónica de Mortágua.
A Escola Livre de Mortágua, à semelhança da escola livre Irmânia, tinha como principal missão elevar a literacia dos mortáguenses e a divulgação da cultura e do saber.
Tinha secções de Estudos Gerais, com lições de Geografia, História, Literatura Portuguesa e Astronomia. Possuia também além da secção de Estudos Gerais, secções de Música, Teatro, Artes Aplicadas, Filantropia, Educação Física, Biblioteca Popular (em sua memória passou a ter o nome de Biblioteca Popular de Albano Lobo).
A responsabilidade destas lições cabia a Dr. José Lopes de Oliveira e Tomaz da Fonseca.
Albano Moraes Lobo foi membro de uma loja maçónica e um republicano entusiasta e dedicado, tendo sido membro do Partido Republicano Português, era companheiro de luta de outros grandes republicanos como Tomaz da Fonseca, Lopes de Oliveira e Augusto Simões. Militou alguns anos no partido progressista (depois extinto), tendo exercido o caego de vareador da câmara.
Filiou-se depois ao Partido Republicano, vindo a exercer o cargo de secretário da Comissão Municipal Republicana. Em 1913 foi nomeado pela República administrador do concelho de Mortágua, vindo a falecer nesse mesmo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário