quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A primeira revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891

A primeira revolta republicana, ocorrida a 31 de Janeiro de 1891 na cidade do Porto integra-se no clima de instabilidade económica e política que Portugal vivia desde a década de 80 do século XIX, agravada pelo Ultimato inglês de 1890, causado pela questão do chamado "Mapa Cor-de-Rosa", em que o Governo português foi obrigado a abandonar o território entre Angola e Moçambique.
O facto de o rei D. Carlos ter cedido aos interesses ingleses desencadeou uma onda de protestos e de contestação e ódio aos ingleses, acabando por culminar na eclosão do movimento revolucionário de 31 de Janeiro de 1891.
"Pelas 2h 30 de uma noite de Inverno portuense, o Batalhão de Caçadores 9, às Taipas, sai do quartel sob o comando de sargentos, até que, em frente à Cadeia da Relação, se lhe junta o alferes Malheiro, e segue em direcção ao Campo de Santo Ovídio, onde está instalado o Regime de Infantaria 18. Um pouco mais tarde, junta-se-lhe Infantaria 10, que também só na rua encontrou um oficial para o comandar - o tenente Coelho. Agrega-se-lhe finalmente uma companhia da Guarda Fiscal. O Regimento de Infantaria 18, bem que em parte revoltado, é retido no quartel pelo seu comandante, coronel Meneses de Lencastre, a quem os revolucionários que, arrombando a porta, se lhe dirigem, não demonstrando da atitude de neutralidade. A Guarda Municipal, sob o comando do Major Graça, contenta-se, ao princípio, em tomar posição nas imediações. Isto anima os revoltoso, que descem aos Paços do Concelho, de uma de cujas janelas o doutor Alves da Veiga proclama o governo provisório da república, (...) sobem a Rua de Santo António, em direcção à Praça da Batalha, onde tomariam conta da Estação de Correios e Telégrafos.(...) Uma carga de fuzilaria sobre a festiva procissão cívico-militar num relâmpago desfez, em farrapos sangrentos, o sonho do fácil triunfo, que em breve remataria no drama dos julgamentos a bordo do Índia."


 Propomos a visita ao blogue
Achámos interessante o artigo" O 31 de Janeiro e a bandeira republicana", aludindo à cor vermelha da bandeira do Clube republicano "Centro Democrático Social" ...

Sem comentários:

Enviar um comentário