quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Livro "Feriados em Portugal. Tempos de Memória e Sociabilidade"


No dia 2 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, foi apresentada a obra Feriados Em Portugal. Tempos de Memória e de Sociabilidade, de autoria de Luís Reis Torgal e Luís Oliveira Andrade. O Professor Doutor Luís Reis Torgal proferiu uma conferência de homenagem ao Doutor Luís Andrade, sobre o tema "Feriados em Portugal. História e polémica".
Esta obra, iniciada há mais de dez anos e agora concluída, mostra-se aquando do seu lançamento mais relevante que nunca, dado o contexto do debate sobre o tema, quando o Estado alterou o Código do Trabalho e aboliu quatro feriados. Os autores começam por recuar até ao Liberalismo, época em que a conceção de feriados cívicos começou a surgir, vindo a consolidar-se no âmbito da celebração dos centenários e do debate sobre o descanso semanal. O próximo grande passo surge em 1910 com o plano dos feriados da República, em que não foram incluídos os dias santos, mas sendo de realçar que esse sistema se manteve na Ditadura e no Estado Novo, só se podendo falar de feriados religiosos em 1952. Com o 25 de Abril de 1974, para além de se tentar recriar a memória dos feriados anteriores, procurou criar-se e ativar-se as festas do trabalhador e da liberdade (o 1.º de maio e o 25 de abril) e dar aos feriados municipais uma dimensão popular. A obra termina com a análise da atual viragem de paradigma, quando, em 2011-2012, ainda no âmbito do Centenário da República, surgiu uma justificação simplesmente económica para reduzir os feriados oficiais, resultando na extinção de dois feriados cívicos que simbolizam valores essenciais como o da Respublica e o da independência de Portugal.

Esta obra será igualmente apresentada no Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro, no dia 11 de outubro, pelas 17h30, com apresentação a cargo do Doutor Nuno Rosmaninho Rolo.

Fonte: Imprensa da Universidade de Coimbra

Sobre esta obra, ler também o interessante artigo publicado em Penacova on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário