quinta-feira, 4 de março de 2010

Ligações republicanas de Armando Lopes Simões




















Armando Lopes Simões, actualmente com 90 anos, residente em Vale de Açores, natural do Rio de Janeiro - Brasil, nasceu em 11 de Setembro de 1919, após o fim da 1.ª Guerra Mundial.
Veio para Portugal em Outubro de 1923.
As suas origens republicanas estão relacionadas com o seu pai, que nasceu em 5 de Outubro de 1896. Segundo diz, seu pai festejava os seus anos com bandeirinhas de República Portuguesa a partir de 1910, sendo seu incondicional apoiante.
 "Quando fiz o exame da 4.ª classe em 1930, era meu professor o grande republicano, João de Alegria Almeida Guerra. Foi o instrutor César Anjo, presidente do directório republicano do distrito de Viseu, que me fez o exame! Nessa altura, morávamos em Mortágua em casa do Tomás da Fonseca e do Dr. Lopes de Oliveira - pessoas arreigadamente republicanas -, em virtude de  eu ter sido expulso da escola de Vale de Açores. Mais tarde o nosso convívio continuou em Lisboa até ao falecimento desses meus grandes professores.
Meu pai, durante a sua vida de 95 anos, demonstrou sempre um sentido crítico contra os inimigos da República e os apoiantes da ditadura salazarista, tal como aconteceu com Lopes de Oliveira e Tomás da Fonseca!"
Armando Lopes Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário