sexta-feira, 12 de março de 2010

Jornal "Sol Nascente" - Número único, 5 de Outubro de 1912

O Jornal "Sól Nascente" surge na Marmeleira, Mortágua, em 5 de Outubro de 1912 - consistiu numa edição comemorativa do 2.º aniversário da Implantação da República. 
Os seus directores e proprietários foram Basílio Lopes Pereira e Alfredo Fernandes Martins.
A orientação ideológica do jornal reflecte a defesa dos valores republicanos e a importância da instrução dos jovens, como se depreende da leitura da citação  do filósofo alemão Leibnitz, que acompanhará todos os números do jornal - "Quem tem instrução, tem futuro".
Ademais, os criadores deste número único referem que todo o valor da receita do jornal reverte a favor do Centro Democrático de Educação Popular da Marmeleira.

No artigo de apresentação do jornal "DUAS PALAVRAS", podemos ler:
Sae este numero unico, em comemoração do dia 5 de Outubro de 1910. É uma data gloriosa, i brilha na constelação radiante das revoluções de 1385, de 1640 e de 1829 (...). Nascemos na escravidão e vivemos libertos (...).O partido republicano representa o espírito popular, activo, generoso, emancipador. Cabe-lhe a realisação de uma grande obra de redempção (...). Portugal voltará a ser de futuro uma grande nação (...)
Sol Nascente, Número único, 5 de Outubro de 1912

1 comentário:

  1. Cristina Santos12 março, 2010 12:54

    Não sabia que a Marmeleira já tinha um Jornal tão revolucionário em 1912!!

    ResponderEliminar