sexta-feira, 24 de junho de 2011

Entrega de prémios do concurso de postais

No passado dia 17 de Junho teve lugar a entrega dos prémios aos alunos vencedores do Concurso de Postais "A República na minha Terra".
Parabéns aos felizes contemplados e a todos os que participaram nesta inciativa conjunta da Equipa das Bibliotecas Escolares e do grupo de História e Geografia de Portugal.

1.º Prémio - Maria Francisca Oliveira, do 6.ºD

2.º Prémio - Diogo Martins, do 6.º B

3.º prémio ex aequo -  Beatriz Díonisio, do 6.ºA

e Inês Rodrigues, do 6.ºB

terça-feira, 21 de junho de 2011

Exposição Sentir a Terra – “Memórias de Escola”

No passado dia 2 de Junho, a Câmara Municipal de Mortágua comemorou o dia do Município, em que se destacou a inauguração de Centro Educativo.
Após a Sessão Solene foi aberta ao público da Exposição “Memórias de Escola”, integrada no Ciclo “Sentir a Terra”.Trata-se de uma exposição que retrata a história da educação e a evolução da Escola, em Portugal, a nível nacional e local, desde o início do séc.XX até aos nossos dias.
A escolha da temática, segundo os seus organizadores, "teve a ver com este momento de viragem e transformação em curso no sistema de ensino do concelho, servindo ao mesmo tempo de retrospectiva e elemento de comparação".
A Exposição está patente ao público até ao dia 3 de Julho de 2011.
 
No site da Câmara Municipal de Mortágua podemos ler o seguinte acerca da Exposição "Memórias de Escola":
"No rés-do-chão da Sala de Exposições destaca-se um enorme painel fotográfico que retrata antigos alunos e professores e as actividades de sala e de recreio, desde meados dos anos 30 até aos nossos dias, passando pelas etapas da introdução do Desporto Escolar, mais recentemente o ensino do Inglês, da Música e dos computadores no sistema de ensino, e culminando na construção do moderno Centro Educativo.
Podem-se encontrar também livros de registos das escolas masculinas e femininas, exames da 4ª classe, livros e artigos de jornais alusivos a acontecimentos na área da Educação a nível local, reportados a algumas décadas atrás.
Na zona intermédia pode encontrar-se uma cronologia dos principais marcos da Educação em Portugal, sempre acompanhada com referências específicas ao concelho de Mortágua. Assim aparecem as referências às Casas Escola, ao surgimento das Escolas Livres em Mortágua, no início do século XX, à construção das escolas do “Plano do Centenário” nos anos 40, 50 e 60, ao Externato Infante Sagres, ao início do ensino Preparatório, Secundário e Profissional, entre outras.

O interior do piso superior apresenta uma reconstituição rigorosa de como era uma sala de aula antiga: as carteiras de plano inclinado e banco corrido, onde se sentavam os alunos dois a dois, em frente o quadro negro de ardósia, encimado com o crucifixo, ao lado a secretária do professor, com a famosa palmatória ou “menina dos cinco olhos” que era o terror de qualquer criança.
Estão também expostos objectos utilizados na aprendizagem da leitura, escrita e aritmética, as lousas e o buril, o ábaco onde se aprendia a contar, a caixa métrica, os pesos, os sólidos geométricos, livros escolares e cadernos de duas linhas.
Nas paredes podem ver-se os mapas Mundo e mapas de Portugal (com referência às Colónias Ultramarinas!), o mapa do Corpo Humano. Pode ainda apreciar-se uma maqueta em madeira da Escola Primária de Vila Meã, uma das várias escolas construídas em Mortágua de acordo com a arquitectura-tipo do Plano do Centenário, como são aliás a maioria das nossas escolas primárias.
Fonte:CMM

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança - O Brinquedo na Primeira República


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mortágua apresenta uma colecção de brinquedos que datam de épocas passadas, alguns do tempo da Primeira República, como os veículos em folha e os brinquedos em madeira.
Como era brincar naquela época?
Que brinquedos existiam?

No site oficial do Centenário da República, na rubrica "República das Crianças", podemos explorar diferentes entradas  - jogos, História, fonoteca, cinemateca.
Transcrevemos o texto disponibilizado sobre como era brincar na I República!
No início do século XX as brincadeiras favoritas das crianças desenrolavam-se ao ar livre. Tanto no campo como na cidade, brincava-se fazendo diversos jogos, como o do pião, preferido pelos rapazes, os jogos de roda, os eleitos das meninas, o das escondidas, o da cabra cega ou o do pezinho. Muitas vezes imitavam-se os jogos que os adultos faziam ao Domingo, como o da malha ou até o futebol, jogado com uma bola de trapos feita pelas mães com restos de tecidos e meias rotas.
Brincava-se também com o arco e a gancheta, aproveitando os aros velhos de barris, controlados por uma gancheta de ferro, com a funda, utilizada frequentemente em competições de tiro ao alvo, com bonecas de trapos e com brinquedos em miniatura, construídos, quase sempre, pelas crianças, imitando animais, barcos e figuras humanas. No campo eram também comuns as brincadeiras com moinhos, com velas feitas a partir de caules de milho, a construção de adornos como colares, aproveitando as flores silvestres, os bugalhos e as bolotas, ou a elaboração de instrumentos musicais como flautas, a partir de canas.
Já as crianças das classes mais elevadas tinham acesso a outro tipo de brincadeiras, sobretudo após o desenvolvimento da indústria de brinquedos na segunda metade do século XIX. Desde cavalinhos de baloiço, a carrosséis de corda, a barcos com motor, carros, bonecas de porcelana ou soldadinhos de chumbo, toda uma nova variedade de brinquedos alargou a oferta e diversificou as actividades e práticas infantis. Eram brinquedos comprados pelos pais, feitos de variados materiais, como madeira, pasta de papel ou folha de estanho.
 Arbués Moreira, do Museu do Brinquedo de Sintra , salienta a importância do brinquedo para o conhecimento e compreensão do mundo em que vivemos:
"Os brinquedos ajudaram-me a crescer e a perceber o mundo, tornando-se primordial a sua ligação à História da humanidade. Na minha colecção, eles falam sempre de uma pessoa, de uma vida, de uma época. A intimidade, as modas, as guerras, as ideias, a política, a economia ligam-se eternamente ao que cada brinquedo traz dentro de si. "